sexta-feira, 15 de maio de 2009

BERROS PARA ENCHER O COFRE

A televisão é um veículo que atinge muitas pessoas e uma poderosa ferramenta para venda de produtos, serviços e imagem. Através da tela conhecemos uma nova marca de sabão, o lançamento da semana, o carro dos sonhos, a cinta que emagrece, o projeto político, as promessas que não serão cumpridas… Agências de publicidade ganham fortunas para o desenvolvimento das melhores campanhas e filmes impressionantes invadem as nossas casas e nos levam ao consumo quase que imediato. É o poder de venda da televisão através da publicidade que recorre a anúncios tradicionais, merchandising, testemunhais, inforcomercais, vendas diretas, etc.
E segundo José Armando Vanucci, de olho nesse poder de envolver as pessoas, nos últimos anos proliferou na TV uma forma perigosa de tirar dinheiro do telespectador. Trata-se dos programas que promovem “concursos culturais” com prêmios em dinheiro. Tudo parece muito simples: “ligue para o telefone que está no seu vídeo, responda a um questionário, pontue e lidere a lista para entrar no ar ao vivo. Faltam 20 minutos”. Aos berros as apresentadoras tentam convencer que a imagem com erro no vídeo é extremamente difícil e só você acertará. Mais berros, frases com erros de português, “revoltas” armadas com o diretor, caras, bocas, berros, chiliques, legendas, legendas… Será que esse é um bom começo de carreira para na condução de programas?
Se você ligou para o programa ficará um bom tempo no questionário e quando chegar a conta do celular no final do mês terá muita raiva do “ligue já”. O pior é que esse tipo de programa deve registrar um bom faturamento, afinal não é tão barato comprar um horário na TV, mesmo na madrugada ou na perdida tarde de domingo. E não pense que esses programas que fisgam o dinheiro são exclusivos do Brasil.

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